Entre em Contato

contato@marizeconsultoriacontabil.com

+55 (81) 32641957

Erros que não se pode cometer enquanto MEI

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Gostou? Avalie esse Artigo!
5/5

Índice

 

Para evitar  os erros que não se pode cometer enquanto MEI, é estar atento à vários pontos que envolvem à administração do seu negócio.

Dessa forma terá um  melhor controle de gastos e investimentos, além das questões fiscais e tributárias que garantem que o seu negócio esteja regulamentado e não lhe cause transtornos que poderiam ser facilmente evitados a partir de uma boa organização.

 

1º do ranking de erros cometidos

Dentre os erros mais comuns, podemos chamar atenção para o líder do ranking de erros cometidos por Microempreendedores Individuais, que é a confusão entre as contas pessoais e as contas da empresa.

Esse erro atrapalha todo o controle interno do negócio e prejudica o fluxo de caixa, não sendo possível identificar o real custo e despesa de um determinado produto / serviço. S

endo assim retire o seu salário fixo (que é o pró-labore) e o valor excedente de faturamento, reinvista no negócio e isso tornará possível o seu crescimento.

 

2º do ranking de erros cometidos

O segundo lugar no ranking de erros cometidos pelo MEI é sem sombra de dúvidas ultrapassar o limite de faturamento anual, ou viver à mercê de uma fiscalização por estar declarando um valor menor do que o que de fato ocorreu.

Porque para muitos, migrar de um regime tributário para outro, implica no pagamento de mais impostos, mas veja que na verdade, quanto mais imposto você pagar, maior será o seu faturamento.

Saiba que o sistema da Receita Federal faz o cruzamento de dados em busca de inconsistências, caso o seu CNPJ tenha emitido diversas notas com valores diferentes ao que foi informado na declaração e você poderá ser notificado a prestar esclarecimento e regularizar tal divergência.

A multa para empresários MEI que tentem enganar o sistema de arrecadação pode variar de 75 a 250% do valor total de impostos devidos.

 

3º do ranking de erros cometidos

        Microempreendedor Individual

Atente-se às atividades que são permitidas ao MEI, pois a lista pode ser atualizada para entrada de novas atividades, mas também para saída de algumas atividades. Mantenha seu cadastro sempre atualizado.

 

4º do ranking de erros cometidos

Logo SImples Nacional

A falta ou atraso da entrega da Declaração Anual do Simples Nacional e atraso no pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), ocorre muitas vezes por esquecimento.

Sendo assim mantenha-se em dia com suas obrigações. Mesmo não sendo obrigatório para o MEI, você poderá contar com o auxílio de um contador para esta e muitas outras questões.

Pegando o gancho do último item, muitas vezes pensando em economizar o investimento, muitos Microempreendedores acabam não contratando um serviço contábil . Mas essa economia inicial pode ser um erro grave e  podendo gerar gastos futuros bem maiores.

A contabilidade é importante para prevenir problemas fiscais de grandes proporções.

Negócios foram feitos para crescer! Não tenha medo, esteja em dia com sua obrigação e se mantenha atualizado de acordo com as suas atividades.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Sobre a Autora

marizeconsultoria
Marize Gomes é Contadora e Gestora de Recursos Humanos , tem 11 anos de experiência na área financeira e administrativa e é especialista em empresas MEI com foco na indústria criativa .

Posts Recentes

Abrir WhatsApp
Olá! Como Podemos te auxiliar?
Olá! Em que podemos auxiliar? Para falar diretamente conosco, clique no botão abaixo